CONCEITO
É muito gratificante falar sobre Cultura Organizacional e Liderança para quem vivenciou por muitos anos nas organizações todas as questões, ações, problemas e sucessos que conseguimos. Vamos lá:
O que é?
Existem muitas formas de definir a cultura organizacional ou empresarial, mas no final ela é a somatória das crenças, valores, costumes e regras que influenciam o clima e o ambiente de uma organização, ou seja, é o espelho da empresa.
As características da cultura da empresa, serão a partir da realidade de cada uma, da experiência individual e expressa o que se pode observar no seu dia a dia.
Tipos de cultura:
O modelo mais famoso foi criado pelo filósofo irlandês especializado em comportamento organizacional Charles Handy, na metade do século XX, onde definia:
1. Cultura do Poder
Concentram a liderança em algumas pessoas, as que são capazes de influenciar toda organização. Normalmente centralizada no dono da empresa ou no CEO
Voltada para a conquista de resultados, existindo poucas regras, visto que o que acontece é dito por aqueles que possuem poder de decisão.
Esse modelo de cultura tende a gerar muito conflito interno, uma vez que o poder de decisão está centralizado em um único indivíduo.
2. Cultura de Papéis
Tem foco nas funções desempenhadas por cada indivíduo dentro da organização. O poder aqui, é determinado pela posição da pessoa na estrutura organizacional. Cultura orientada por regras, cargos e funções definidas, gerando falta de flexibilidade na execução das tarefas, uma vez que cada funcionário só realiza o que foi determinado a ele.
É uma cultura onde os profissionais são mais acomodados e que não se preocupam com seu crescimento na organização.
3. Cultura de Tarefas
Foco está nos projetos e o poder está nas mãos de quem tem a capacidade de resolver o problema, podendo ser uma equipe formada para tal, ou apenas um indivíduo.
O diferencial está nos profissionais, que ocupam papel principal assumindo responsabilidades e liberdade para agir criativamente em busca de soluções.
Costuma influenciar de maneira positiva no clima organizacional da empresa, pois valoriza e dá liberdade aos seus colaboradores para darem ideias e proponham soluções, mantendo-os motivados.
4.Cultura de Pessoas
O colaborador está sempre em primeiro lugar, independente do cargo que ocupa. A empresa valoriza muito o trabalho deles, a integração da equipe e o crescimento profissional de cada um.
Há a consciência de que a empresa existe porque as pessoas estão ali e constantemente são incentivadas e valorizadas.
Podemos observar que existem empresas que adotam políticas de não destruir o meio ambiente, utilizando produtos naturais ou cuidando dos resíduos, as de cosméticos que não fazem teste em animais, as que adotam dress code liberal e diferenciado e alguns modelos mais famosos:
Google : A motivação dos funcionários está diretamente ligada ao sucesso da empresa. Dessa forma, ela investe sempre no bem estar e estratégias motivacionais para seus colaboradores
Starbucks: focou a cultura de sua empresa baseada na sustentabilidade do meio ambiente e no bem-estar da comunidade
Netflix: dá muita atenção à capacidade dos seus funcionários em responder pelos atos, assumir responsabilidades e coordenar suas tarefas da maneira que acharem correta e que atenda às expectativas da empresa. Reed Hastings, cofundador da empresa, publicou no linkedin “Cultura Netflix: Liberdade e Responsabilidade”.
Vimos alguns tipos de cultura organizacional existentes e qual é a cultura organizacional da sua empresa?
Por que é importante?
Ela direciona as decisões, os caminhos a serem seguidos e refletem a ética e moral que a empresa possui diferenciando as boas empresas e as extraordinárias.
Onde há uma forte cultura organizacional existe o alinhamento e guia os comportamentos dos seus colaboradores respeitando as características individuais e respeitando o posicionamento de cada um, demonstra quais as expectativas da empresa na condução de seus negócios e como é percebida e como trata seus funcionários, clientes e parceiros.
● Envolve práticas, políticas e comportamentos que irão refletir a cultura interna (endomarketing) e externa que é o “core” da organização. Cria um ambiente que promove a colaboração e às vezes a competição saudável (na verdade competição mesmo deve ser no mercado e não na empresa), para atingir os objetivos pessoais, mas sempre buscando alcançar os objetivos da empresa.
● Ao promover um ambiente mais saudável para os colaboradores, gera uma maior produtividade e estes passam a dedicar mais tempo aos trabalhos que devem desenvolver internamente.
Imaginem uma empresa que não tem uma cultura definida? E crescendo, cada um de seus colaboradores pode fazer o que quiser? Quais as consequências de não definir uma cultura organizacional? Algumas delas:
● Dificuldade em selecionar profissionais adequados
Sem a identidade e suas principais características, fica difícil saber qual candidato seria mais adequado para trabalhar.
● Falta de alinhamento
Um desalinhamento pode significar tempo de trabalho gasto com atividades que não estão de acordo com os objetivos da organização e uma redução em seus resultados e lucros. Profissionais focados em tarefas secundárias e não nas principais ações.
● Desmotivação e falta de comprometimento dos colaboradores
Desmotivação e a falta de comprometimento das equipes. Dificuldade em entender e ter foco na visão do negócio.
● Problemas na comunicação e integração dos membros
Os profissionais acabam agindo de maneiras diversas, por não conhecerem os princípios que deveriam orientar suas atividades profissionais.
Quem é o criador e como acontece?
Os empreendedores, donos de empresas, ou seja, a liderança das organizações. Queiram ou não, todos eles têm um propósito e precisam criar uma cultura organizacional, para poder gerir suas empresas, suas equipes e clarificar como querem que todos trabalhem e como querem definir sua empresa para se diferenciar no mercado.
É algo que vai nascendo e crescendo desde o primeiro dia da empresa, representando o que pensam seus sócios e executivos, o que querem transmitir, como querem que as pessoas se comportem, de que forma querem comunicar e compartilhar esse propósito e os valores escolhidos. A cultura da organização é baseada na missão, na visão e nos valores.
A Apple tem um modelo de cultura extraordinário. Todos que trabalham lá sabem que estão sempre crescendo, investem em liderança e entendem que um líder guia e não exige, confiam nas pessoas, pois valoriza seus talentos e abrem espaços para que toda a equipe possa brilhar.
O Magazine Luiza, que mesmo mudando o comando para Frederico Trajano e a transformação digital que ocorreu, a cultura continua com os valores “Jeito Luiza de ser”. E, não foi à toa que teve nos últimos anos, um crescimento extraordinário pois no fundo é uma cultura que se preocupa com as pessoas.
A cultura organizacional pode ser mudada ao longo do tempo, mas dependerá sempre das estratégias estabelecidas pelos CEOs e executivos, ou seja, a liderança da empresa e sempre irá mostrar como está funcionando internamente. Existindo uma área de Recursos Humanos estratégica que com sua contribuição e de toda a liderança, com certeza serão os guardiões dessa cultura para que os seus colaboradores a conheçam e estejam engajados com os objetivos da empresa e superem os resultados.
Em muitas situações estruturar um plano para identificar a cultura organizacional, irá ajudar a empresa a ter uma melhor comunicação e alinhamento de todos os seus colaboradores com as necessidades individuais e coletivas.
Publicado no Portal do Garrett: https://portaldogarrett.com.br/colunista-regina-steinas/